top of page

O Banquete: Gênesis

Nos últimos tempos o Senhor tem me revelado um lado das Escrituras Sagradas (talvez o lado mais importante e necessário) que eu nunca tinha pensado. Um dia eu estava no ônibus, indo para a igreja em um domingo de manhã e comecei a pensar sobre amostras grátis de alimentos que nos são servidas quando vamos em supermercados ou padarias logo após ver uma padaria pela janela. Nesse mesmo momento refleti: isso parece muito com a condição de muitos irmãos atualmente. As pessoas vão à igreja para receberem amostras grátis da Palavra de Deus oferecidas pelo pastor pensando que isso as alimentará durante toda a semana até o próximo culto. Mas Deus tem muito mais para nós! Ele nos entregou a Sua Palavra, as Sagradas Escrituras. E elas são muito mais do que amostras grátis, elas são um supermercado inteiro grátis e à nossa disposição. Na verdade, mais do que isso, elas são um banquete grátis oferecido por Ele. Um banquete preservado por milênios para que jamais viéssemos a morrer de fome.


É muito bom experimentar as amostras que os pastores têm para nos oferecer. Mas essas amostras também não passam de pequenas partes do enorme banquete o qual eles tiveram acesso e o qual nós também temos. A Palavra de Deus é um banquete. Um banquete que sacia a nossa fome espiritual e que preenche o enorme vazio do nosso ser. Muitas vezes os pastores retiram parte do banquete que se alimentam para repartir com os famintos. É uma boa atitude, sem dúvidas. Mas poucos instruem os famintos que eles podem ir direto à Fonte.


Alguns já se atentaram a isso. Muitos já leram as Sagradas Escrituras uma, duas, cinco, sete ou até mais vezes. Mas assim como um prato de comida que comemos rapidamente e que não somos capazes de perceber os diferentes gostos que ele possui, suas diferentes misturas de ingredientes, assim também é com as Escrituras. Ler a Bíblia inteira com um tempo pré-definido é bom, mas não é o que realmente importa. O que de fato importa é o quanto você conseguiu absorver de tudo aquilo que você se alimentou dela. Conseguiu perceber os ingredientes mais sutis escondidos nela? Ou apenas o contexto geral do que ela falava? Mais do que simplesmente devorar o banquete que é a Palavra de Deus, o Senhor nos convida a degustar. Ele nos convida a saborear com atenção e deleite das mais sutis às mais evidentes delícias de Sua Palavra. Não só partes do banquete, não só um livro ou um dos Testamentos, mas as Escrituras em sua completude.


Então comecei a ler Gênesis, o primeiro livro do Antigo Testamento. São 50 capítulos de puro deleite. É o início de tudo, de todo o propósito de Deus com a Sua criação. É a revelação da capacidade criativa do Todo-Poderoso em criar todas as coisas apenas ordenando que tudo viesse a existir. É a manifestação da Sua incrível soberania. É onde podemos ver a corrupção generalizada da natureza humana ameaçar o equilíbrio perfeito da ordem estabelecida pelo Criador e a Sua resposta imediata com a execução do Plano de Salvação.


Cada nome dentro das muitas genealogias apresentadas tem o seu valor e nos ajuda, visto de um ponto de vista mais amplo, a enxergar a riqueza de detalhes e a perfeição do Plano de Salvação sendo executado pacientemente por gerações e gerações. Uma linhagem traçada de forma fantástica de Adão, o homem pelo qual o pecado entrou no mundo e nos escravizou para a morte, até Jesus, o homem que nos livrou da escravidão do pecado para a vida.


Gênesis é um parte do banquete que nos revela muito mais do que a sua cobertura e recheio nos diz. Existem muito mais ingredientes em sua composição que são importantes para descobrir o sabor de outros livros e, melhor, descobrir a maravilhosa graça de Deus que nos concedeu tão sublime refeição. Delicie-se com Gênesis! Delicie-se com a Palavra de Deus!



 Siga o apóstata: 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

"Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios". 1 Tessalonicenses 5:6

    bottom of page